Lembro como foi meu primeiro contato com o grupo que hoje é uma verdadeira lenda viva do samba, Demônios da Garoa. Eu estava na oitava série, durante a aula de redação, quando a professora Rosângela nos deu um texto para corrigirmos. Era uma composição meio tosca, que todo adolescente se pergunta: "quem pode fazer aquilo"?
Era a letra da música "Saudosa Maloca", de Adoniran Barbosa. À primeira vista não dei muita bola, só pensei em reescrever o texto e terminar a lição. Mas para tocar nossos corações a professora resolveu levar um toca-fitas para ouvirmos a música. Não é que a ideia dela deu certo?
Quando ouvi aquele samba cadenciado, com aquelas vozes uníssonas que soavam um ar triste narrando profundamente a dor da perda, fui tomada por um sentimento que me fez ansiar muito mais que aquela melodia.
Foi então que me apaixonei pela banda, pelas composições de Barbosa e ver e ouvir todas as músicas ao lado de uns dos ícones mais referenciados do samba, foi uma das minhas principais vontades.
Hoje tive a oportunidade de conhecê-los. Foi um dos dias mais felizes que tive até hoje. Téte-a-téte com um ídolo não é sempre que se tem, nesse caso, no plural. No palco não havia apenas músicos que estavam ali tocando para fãs, mas sim a simpatia de homens que há pouco mais de seis décadas deixam alegria e humildade por onde passam, emocionam e fazem o público pedir bis.
Sei que não fui a única que deixei a música correr pelas veias e tomar conta de mim. Mas quando eles começaram a tocar "Saudosa Maloca", me remeti ao passado, me vi novamente sentada naquela carteira, na de sala aula, reescrevendo linha por linha daquela poesia, que todo mundo canta sem ao menos questionar a forma da escrita.
Acredito que hoje deixei um pouco do meu lado tiete em evidência, tá confesso, tomou conta de mim. Cantei, dancei, ainda fiz foto com eles e abracei cada um para demonstrar meu carinho. Paguei mico, sei, mas agora estou feliz.
Fiz um breve vídeo durante o show, dá para ver que está bem de perto porque não saí da frente do palco, se duvidar deve ter gente me xingando até agora por eu ter monopolizado o local (visivelmente no vídeo). Mas tudo bem. Estou feliz.
Olá, Mais uma vez quero dar os parabéns pra você pelas sua coberturas e matérias fantástica...Beijos - Douglas
ResponderExcluir