sexta-feira, 2 de abril de 2010

Prá que Páscoa?

A igreja católica comemora na Páscoa a ressurreição de Cristo. Tá, tudo bem, é a crença e isso é indiscutível. Mas até onde eu me lembro nunca comemorei uma Páscoa dessa forma. Só esperando um coelho, que assim como Jesus, ninguém consegue provar sua existência, não do coelho da Páscoa. Mas passei minha infância inteira recebendo ovos de chocolate.

Cadê o verdadeiro sentido da comemoração da Páscoa? Só vejo vitrines coloridas com aqueles papéis laminados e as crianças fazendo os pais gastarem o que não têm para ganhar o maior ovo. E os tolos dão. Parafraseando Luiz Carlos Prates, “são uns néscios”. Sim, porque deixam os filhos ditarem suas necessidades que vão de encontro à realidade familiar.

A maioria desses pais com certeza jamais explicou para o filho que a essência da Páscoa é a Ressurreição de Jesus Cristo, de acordo com a igreja. E que o coelho é uma mera simbologia da fertilidade, mais nada.

Minha mãe, católica quase fervorosa, me passou esses ensinamentos, mas como sou fruto da geração infanto-capitalista, galerinha da década de 1980, sofri grande influência comercial.

Apesar da minha incredulidade na data, respeito muito os que acreditam, mas lamento pela forma com que a comemoram. Deixam de lado o que mais acreditam para se subjugar às regra do capitalismo.

Um comentário:

  1. é assim , páscoa , dia das mães , dia dos pais , dia das crianças , natal ..... todas datas que o comercio, capitalista , apropiou se para garantir um ano recheado de boas vendas ...
    e o significado ??? é um só , encher os bolsos graças aos apelos emocionais .... feliz pascoa ...

    beijos ... é , a distância castiga.....

    ResponderExcluir